PUBLICIDADE

Exames descartam três óbitos por covid-19 no PI; outros quatro são investigados

Exames feitos pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen) descartara, nesta quarta-feira (25), que três óbitos de pessoas registrados na rede estadual tenham sido resultantes da Covid-19. Outros quatro casos estão sendo investigados. Os casos descartados foram atendidos em Bom Jesus, Oeiras e Teresina. Os quatro casos ainda sob investigação foram atendidos em São Raimundo Nonato (2), Bom Jesus e Teresina. O resultado deve sair nos próximos dias.

Os pacientes que deram entrada nos hospitais dos municípios citados acima são oriundos de Avelino Lopes, Redenção do Gurguéia, São João da Varjota, Anísio de Abreu, Guaribas e Teresina (2), entretanto, a Secretaria de Saúde, como medida de segurança para os familiares, está evitando divulgar o perfil destas pessoas.

De acordo com a Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, a investigação dos três óbitos que foram descartados para Covid-19 revelou que todos positivaram para os vírus da influenza A ou B, que estão circulando no estado. No caso da Influenza A e B, o paciente tem sintomas que incluem febre, prostração e dores no corpo, que se estendem entre três e sete dias, com possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar.

Para fazer a análise do Painel Respiratório e Covid-19, são utilizadas amostras de secreção do nariz e da garganta do paciente. A coleta é feita com hastes de plástico, que tem um material parecido com algodão nas pontas. Depois, essas hastes são colocadas em um tubo, que tem toda a identificação dos pacientes.

Os técnicos realizam primeiramente o Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1, 2 e 3 e Adenovírus). Só após a negativação desse exame, ele é testado para o Covid-19. “ O Lacen está trabalhando em sua capacidade máxima para atender a demanda, que aumentou muito nos últimos dias”, afirma o secretário Florentino Neto.

Da Redação
PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado sempre que novas matérias sejam publicadas ou atualizadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Piauí é o estado mais seguro do Norte e Nordeste

O Piauí é estado mais seguro entre as regiões Norte e Nordeste…

Ministério libera financiamento de US$ 50 milhões para novas escolas de tempo integral em Teresina

O Ministério da Economia aprovou financiamento no valor de US$ 50 milhões…