A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está implantando oficinas de robótica em 20 escolas estaduais com o objetivo de levar o conhecimento de eletrônica, programação e robótica para alunos da rede pública. Cerca de 500 alunos devem ser beneficiados na fase inicial.

O coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, professor Alberto Machado, revela que a secretaria já apoia o ensino da robótica, que é adotado por muitas escolas, que deve ser ampliado com o desenvolvimento de uma política específica para área.

“O projeto vai inserir oficinas práticas de robótica com Arduíno para, no mínimo, 480 alunos da rede, inicialmente em 20 escolas estaduais de Teresina. A realização de uma grande Feira de Robótica em novembro de 2020 e 2021 também faz parte das metas do projeto. Tudo isso com a parceria de 20 professores que participaram dos cursos de Robótica do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire”, observa o coordenador.

A iniciativa visa inserir projetos práticos de automação e robores e ao mesmo tempo práticas de linguagem de programação para robótica. Serão atendidos alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio de tempo integral. Estes participarão das Olimpíadas Estaduais de Robótica (OBR), que serão realizadas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no ano de 2021.

 

Metodologia

Cada professor de Física, Química, Biologia ou Matemática, participante do projeto, terá 10 aulas de sua carga horaria semanal direcionadas para a realização das quatro oficinas semanais para 24 alunos, em cada escola participante. As aulas serão ministradas em um laboratório ou sala organizada para as oficinas.

O professor organizador, Ranildo Lopes, observa que todos os professores envolvidos deverão participar dos Cursos de Robótica do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire, durante os dois anos decorridos do projeto. “Os dias e horários das oficinas serão organizados pelo professor responsável da Escola”, esclarece.

A Seduc disponibilizará kits de robótica para a realização dos projetos finais e para a exposição dos projetos na mostra da escola (em outubro) e na Feira de Robótica da Seduc (em novembro).

Da Agência Brasil

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado sempre que novas matérias sejam publicadas ou atualizadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Firmino muda: Fernando Said vai para ecretaria de Governo e Dulce Luz assume Semcom

  Foto: Rômulo Piauilino O jornalista e advogado Fernando Said é o…

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

O Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e…