O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar Professora Ceiça Carvalho (CMAM) media consultas e todo o processo necessário para que as crianças atendidas no local possam receber óculos de grau via Sistema Único de Saúde. O CMAM é uma instituição pioneira na região Nordeste, que acompanha de forma multidisciplinar crianças da rede pública municipal com algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Ao todo, 16 crianças já receberam óculos gratuitos e existem outros três processos em andamento.

“Temos que avaliar todos os fatores que dificultam o processo de aprendizagem. Com a visão estando cem por cento, a dor de cabeça diminui e a concentração aumenta, melhorando, assim, o aprendizado”, explica a diretora do CMAM, Daniela Escórcio, falando ainda que o centro atende alunos na faixa etária de 5 a 14 anos, encaminhados pela equipe pedagógica das escolas.

O CMAM constitui-se em uma parceria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semec), contribuindo para inclusão educacional e social do aluno com dificuldade de aprendizagem.

A dificuldade de aprendizagem está relacionada aos problemas que não decorrem de causas educativas, ou seja, aquelas instâncias em que, mesmo após uma mudança na abordagem educacional do professor, o aluno continua apresentando os mesmos sintomas. Isso aponta para a necessidade de uma investigação mais aprofundada, que determinará quais são as causas da dificuldade em questão.

“Aqui no CMAM ocorrem dois tipos de atendimento aos alunos: o atendimento médico e o atendimento multidisciplinar. Quando é multidisciplinar a criança passa por atendimento médico e depois uma avaliação pela assistente social, pelo fonoaudiólogo, pelo psicopedagogo, o psicólogo e o terapeuta, tudo no mesmo lugar. Existem aquelas crianças que vem apenas para atendimento médico e passa por uma avaliação pelo psiquiatra ou pelo neuropediatra. Nós avaliamos as queixas oriundas das escolas. São elas que nos dão um direcionamento inicial”, explica Daniela Escórcio.

Como receber óculos pelo SUS Teresina

Na área de reabilitação visual, é possível os teresinenses receberem gratuitamente óculos de grau. Veja o passo a passo para ter o benefício pelo SUS:

1 – O usuário teresinense deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. Se o médico da saúde da família constatar a necessidade, o encaminha para atendimento com médico oftalmologista em outro estabelecimento de saúde.

2 – Se o usuário necessita usar óculos de grau, o médico oftalmologista do SUS preenche uma receita médica.

3 – O usuário junta a receita médica e cópias dos seus documentos pessoais (cartão do SUS, RG e comprovante de residência atualizado).

4 – Posteriormente, o usuário entrega toda a documentação (item 3) na Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, localizada na Av.Miguel Rosa, antigo prédio da Jacaúna.

5 – No momento da entrega da documentação, o usuário é informado que precisa manter contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber se o seu pedido foi autorizado.

6 – Com a autorização em mãos, o usuário deve se deslocar até a ótica para escolher o modelo da armação do seu óculos de grau.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado sempre que novas matérias sejam publicadas ou atualizadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Documentário “Auto de Resistência” tem estreia exclusiva em Teresina

A capital piauiense recebe nesta semana, com exclusividade, a estreia do documentário…

Cinema de Arte exibe “Primavera em Casablanca”

O filme Primavera em Casablanca é grande estréia do Cinema de Arte…