O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), por meio da campanha Junho Vermelho, quer conscientizar a população quanto à importância do ato de doar sangue. Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemopi vai promover uma programação com atrações musicais e folclóricas nesta quinta-feira, (14/06), a partir das 17h, no Parque Potycabana.

A mobilização é principalmente, por conta do período de férias, festas juninas e a Copa do Mundo, onde o estoque com bolsas de sangue tendem a reduzir, chegando a 30% a 40% de sua capacidade.

Para Jurandir Martins, diretor do Hemopi, a iniciativa é convocar os doadores de sangue e aqueles que têm intenção de doar para ajudar a manter o estoque e aqueles que pretendem doar sangue pela primeira vez.

“Será um momento festivo para comemorar junto aos doadores e também vamos aproveitar o movimento do parque e fazer essa conscientização sobre a importância da doação de sangue. Precisamos captar mais doadores e aproveitar a data para isso”, ressalta.

O Hemopi pretende ainda intensificar os contatos com os parceiros em relação a doação. Empresa, igrejas, escolas e grupos da sociedade civil, que ajudam a abastecer o banco de sangue, que são essências para os atendimentos de urgência e emergência.

Quem tiver interesse em ser um doador, deve seguir algumas recomendações, como evitar alimentos gordurosos por quatro horas, não ingerir bebidas alcoólicas, não estar gripado e caso tenha tomado a vacina da gripe aguardar 48 horas para realizar a doação.

QUEM PODE DOAR?

-Estar em boas condições de saúde,

-Comparecer alimentado ao posto de coleta,

-Ter entre 16 e 69 anos (menores devem portar autorização impressa no site do Hemopi e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade),

-Pesar acima de 50 kg

-Levar documento de identidade original com foto.

 

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado sempre que novas matérias sejam publicadas ou atualizadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Cinema tem pré-estreia de filme sobre pintor Egon Schiele

Mais um final de semana está chegando e, com ele, também tem…

Festival traz clássicos do Cinema Brasileiro de volta às telas do cinema

A partir de dia 1º de novembro, acontece o FESTIVAL REMASTER, CLÁSSICOS DO…