Os filmes independentes têm vez na capital piauiense e eu fui conferir! Na noite da terça-feira (10/04), o Cinépolis recebeu a abertura do Cinema de Arte, uma iniciativa que traz produções que, possivelmente, não seriam exibidas no circuito comercial de cinemas. O filme Submersão, com atores premiados ao Oscar, abre a programação.

Desde 2015, o Cinema de Arte é exclusivo para o público do Cinépolis, que pode assistir filmes nacionais e internacionais vencedores dos principais festivais.Para apresentar o projeto ao Piauí, o Cinépolis trouxe o jornalista e curador Pedro Martins Freire. O cearense assumiu o Cinema de Arte em 1981, embora exista desde a década de 60. “O cinema de arte é um projeto criado em Fortaleza, moldado na França, sendo um movimento que começou após os anos 20 e 30. Os cineastas francesas achavam que o cinema era arte e não comercial”, explica.

Pedro Martins também revela como os filmes são escolhidos. “Acompanho principalmente os independentes, a partir dos festivais, depois fico sabendo daqueles que mais tiveram repercussão da crítica. Quando esses filmes chegam ao Brasil, já fico em contato com a distribuidora para exibir nas cidades que eles não chegariam”, conta.

Na capital, os filmes são exibidos toda semana em duas sessões por dia.

SUBMERSÃO ABRE A PROGRAMAÇÃO

Tendo como protagonistas os atores James McAvoy, conhecido pela saga X-men, e a vencedora do Oscar Alicia Vikander, Submersão nos leva ao questionamento entre amor X dever. O filme é baseado no romance de J.M. Legard, dirigido por Wim Wenders.

Alicia é a biomatemática Danielle Flinders, estudiosa que busca respostas sobre a vida no fundo do mar. Ela tem o sonho de que a hipótese de sua tese seja confirmada, até que conhece o engenheiro hidráulico James More (McAvoy). Eles se apaixonam, mas o dever os separa.

O longa abriu o 65 º Festival de San Sebástian e teve o ínfimo orçamento de US$ 15 milhões, bem abaixo dos altos valores dos filmes hollywoodianos.

A estreia nacional aconteceu no dia 12/04.

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja notificado sempre que novas matérias sejam publicadas ou atualizadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Canal decide renovar série How to Get Away With Murder

Os fãs da série How to Get Away With Murder já podem…

8ª temporada de Game of Thrones tem maior sequência de batalha da série

55 noites, esse foi o período usado para filmar um único episódio…