APL recebe nova montagem do espetáculo “Jovita” neste sábado (08)

Publicada em 7 de junho de 2019 - 7:53

Imprimir
APL recebe nova montagem do espetáculo “Jovita” neste sábado (08)

Última atualização: 10 , junho 2019 - 07:50

Neste sábado (08), a Academia Piauiense de Letras receba a personagem Jovita Feitosa, uma heroína brasileira. A estreia da nova montagem do espetáculo acontece às 10h, com entrada franca. A recepção dos convidados fica por conta dos imortais da APL que festejam a Casa, o dramaturgo e acadêmico Jônatas Baptista e sua obra, que remonta memória social brasileira transformada em nova encenação contemporânea.

A primeira montagem de “Jovita ou a Heroína de 1865” ocorreu há anos atrás, com apresentação no palco do Theatro 4 de Setembro, sendo encenada por geração de artistas da época e dirigida pelo próprio Jônatas Baptista.

Para comemorar essa data em evento de memória à Academia, o presidente da APL, Nelson Nery Costa, solicitou à Trama Cultura, de coordenação de João Vasconcelos, que remontasse a obra de um dos fundadores da Agremiação Literária Piauiense, celebrando 102 anos da APL e também mais de cem anos da primeira vez em que a jovem heroína subiu à cena.

Dessa imersão memorial dramática, o elenco é formado por Cláudia Sousa (Jovita); Fernando Freitas (Martins, pai da jovem); Ramon Alves(Anacleto, o perseguidor da mocinha); Maneco Nascimento (padre João) e João Vasconcelos (Henrique, o noivo da manceba). A direção é de João Vasconcelos, com auxílio de ensaiador (Maneco Nascimento). A direção de arte (cenografia, figurinos) é de Bid Lima.

“Jovita ou a Heroína de 1865″ tem a realização da Academia Piauiense de Letras, através do Siec e Governo do Estado, em parceria com o Trama Teatro, responsável pela encenação. Após as duas primeiras apresentações, em dois sábados na APL, o espetáculo planeja percorrer escolas de Teresina, como maneira de revitalizar essa brasileira empoderada, nascida em 08 de março de 1848 e que morreu aos 19 anos, em 1867.

Da Redação

Comente através do Facebook