SEGURANÇA

Maternidade Evangelina Rosa realiza manutenção de equipamentos de segurança

A recarga é realizada por uma empresa especializada, anualmente, de acordo com cronograma previamente estabelecido baseado na NR-23-Proteção Contra Incêndio, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Publicada em 10 de abril de 2019 - 17:39

Imprimir
Maternidade Evangelina Rosa realiza manutenção de equipamentos de segurança

Última atualização: 10 , junho 2019 - 07:45

O Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho (NSST) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) realiza, rotineiramente, a vistoria dos extintores da instituição. A recarga é realizada por uma empresa especializada, anualmente, de acordo com cronograma previamente estabelecido baseado na NR-23-Proteção Contra Incêndio, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na última terça-feira (9) foi dado início ao procedimento de recarga de 30 extintores que têm vencimento no mês de abril. Como todos não podem ser retirados ao mesmo tempo, foram retirados 15 e quando a recarga estiver concluída, os outros 15 serão recarregados. Todos os equipamentos da Unidade Hospitalar estão em conformidade. A Evangelina Rosa, atualmente, conta com 82 extintores, 42 a mais do que os previstos na planta na Unidade Hospitalar.

Profissionais são constantemente capacitados com aulas de Noções Básicas de Prevenção e Combate a Incêndio. Nas aulas, os colaboradores estudam temas como prevenção e combate a princípio de incêndio, propagação do fogo, triângulo/tetraedro do fogo, tipos de combustão/queima, entre outros. Nas capacitações, também são realizadas aulas práticas.

Segundo o diretor da maternidade, Francisco Macêdo, a segurança de pacientes e colaboradores é um assunto primordial para instituição. “A determinação da diretoria da Casa é que exista uma fiscalização rigorosa no combate a incêndios”, disse o médico, ressaltando que a MDER tem um setor específico com pessoal capacitado no combate a incêndios: o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho (NSST).

Em curso de Brigada de Incêdios já realizado na Unidade Hospitalar, funcionários foram treinados para atur na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. “Fazemos o treinamento setorial de princípios e combate a incêndios visando capacitação dos tipos e classes de extitores da Casa (A, B, C)”, explica a técnica de segurança do trabalho, Estela Silva. Ela ressalta que, na capacitação, os colaboradores se tornam aptos a identificar os equipamentos existentes na casa e saber utilizar cada tipo extintor, de acordo com o material, em caso de princípio de incêdios.

A coordenadora do NSST, Dayane Costa, reafirma que a MDERestá trabalhando em prol do aperfeiçaomento do trabalho realizado em favor do princípio de combate a incêndios. “Inclusive há técnicas do setor que estão matriculadas em Curso de Capacitação de Bombeiro Civil”, finaliza Dayane.

Autoria: Astrid Lages
Comente através do Facebook