PICOS

Sesapi e Prefeitura assinam plano para implantação do Centro de Especialidades Médicas

O Centro vai iniciar atendimentos em março

Publicada em 1 de março de 2019 - 9:29

Imprimir
Sesapi e Prefeitura  assinam plano para implantação do Centro de Especialidades Médicas

Última atualização: 11 , maio 2019 - 17:03

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e o prefeito de Picos, Padre Walmir, assinaram nesta quinta-feira (28) o plano operativo para a implantação do Centro de Especialidades Médicas em Picos. A estrutura funcionará no mesmo prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Na reunião, foram discutidas e compactuadas as responsabilidades de cada instância.

O Centro vai ofertar consultas em várias especialidades médicas, com meta de atender 4.600 pessoas, por mês, beneficiando além de Picos, os municípios daquela região. “É um passo muito importante, porque juntos estamos assumindo a gestão de um serviço que é fundamental à rede do SUS para prestar uma melhor oferta a todos os usuários de toda região do semiárido”, disse o secretário.

“Iremos melhorar muito a saúde na região, pois trata-se de atendimentos especializados em várias áreas, evitando o deslocamento da população para a capital ou outras cidades”, comentou o prefeito de Picos.

Com data prevista de abertura para o dia 22 de março, o espaço também irá funcionar com assistência em urgência, com a inauguração da UPA. O secretário Florentino também anunciou que na mesma data, será realizado o mutirão de cirurgias de catarata, além da oferta de especialidades odontológicas, tudo no mesmo espaço.

Ao trazer o funcionamento do Centro de Especialidades Médicas para a UPA, que será gerida pela Prefeitura, os dois entes garantem a manutenção e ampliação do serviço, sem prejuízo ao usuário. A utilização do prédio da UPA pela Policlínica foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Consultas ambulatoriais
Cardiologia, endocrinologia, pneumologia, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, otorrinolaringologia, dermatologia, angiologia, oftalmologia, ginecologia, mastologia, urologia, ortopedia, clínica geral, radiologia e ultrassonografia, bem como serviços de apoio como psicologia, nutrição, serviço social e enfermagem

Exames laboratoriais e de imagem
Eletrocardiograma, ecocardiograma com doppler, espirometria, monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA) e Sistema de Análise e de HOLTER digital.

Autoria: Denise Nascimento e Graciene Nazareno
Comente através do Facebook