FLORIANO

Reitora em exercício da UFPI visita Colégio Técnico e Campus da cidade

Os coordenadores explicaram como é desenvolvido o programa, que oferece ensino profissionalizante a jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual, atendidos na rede de municípios que compõem o E-tec Floriano (Guadalupe, Picos, Oeiras, Canto do Buriti, Simplício Mendes, além da própria Floriano).

Publicada em 28 de janeiro de 2019 - 20:24

Imprimir
Reitora em exercício da UFPI visita Colégio Técnico e Campus da cidade

Última atualização: 28 , janeiro 2019 - 20:26

No último sábado (26), a reitora em exercício da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, cumpriu agenda de reuniões e visitas ao Colégio Técnico de Floriano e ao Campus Amílcar Ferreira Sobral.
Na parte da manhã, houve a visita à Fazenda Experimental onde ocorrem as práticas de alunos do Colégio Técnico e do Campus. A reitora em exercício esteve acompanhada do diretor do Colégio Técnico, Prof. Ricardo Castro, e o médico veterinário, João Mendes. Houve visita ao espaço onde ficam as criações de gado e em que alunos realizam os processos de inseminação artificial dos animais. Segundo o médico veterinário João Mendes, em breve, na Fazenda, será realizado também o processo de congelamento de embriões.
A visita seguiu ao aprisco da fazenda, e à agroindústria que fabrica, entre outros produtos, queijos, leite, iogurte, vendidos à comunidade.

À tarde, houve reunião no Campus Amílcar Ferreira Sobral para apresentação de demandas à reitora em exercício. A Profa. Nadir Nogueira esteve reunida com os professores Laurielson Chaves, coordenador geral da Rede E-tec UFPI, e Conceição Matias, coordenadora-adjunta da Rede E-tec Floriano.

Os coordenadores explicaram como é desenvolvido o programa, que oferece ensino profissionalizante a jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual, atendidos na rede de municípios que compõem o E-tec Floriano (Guadalupe, Picos, Oeiras, Canto do Buriti, Simplício Mendes, além da própria Floriano). No Polo, são ofertados os cursos de vigilância em saúde, agente comunitário de saúde, suporte e manutenção em informática, e redes de computadores.

Atualmente, o Mediotec que qualifica profissionalmente alunos que estão concluindo o Ensino Médio, conta com 320 estudantes. A Rede E-tec Floriano atende também, no Município de Guadalupe, aproximadamente 90 alunos que já concluíam o Ensino Médio.

Além de conhecer as novas instalações dedicadas à coordenação do Programa no CAFS, a Reitoria em exercício conheceu as demandas para qualificar ainda mais a atuação do E-tec Floriano. Uma das ideias é passar a monitorar o egresso e conferir o potencial de empregabilidade dos estudantes qualificados pela UFPI.

A última reunião do dia foi com a coordenação do Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Floriano, que oferece 7 cursos de graduação e 5 pós-graduações em nível de especialização, ligadas à Administração Pública. A coordenadora do Polo, Profa. Dra. Francinete Damasceno, apresentou números e resultados do Polo UAB Floriano, que conta com 200 alunos ativos atualmente.

Comente através do Facebook