Diz aí, mermã

Temporada 2018

Sexta Cultural apresenta espetáculo “Á Luz de Velas”

A entrada para o evento está no valor de R$2,99.

Publicada em 26 de novembro de 2018 - 18:52

Imprimir
Sexta Cultural apresenta espetáculo “Á Luz de Velas”

Última atualização: 26 , novembro 2018 - 19:21

O Projeto Sexta Cultural que acontecerá no dia 30 de novembro, a partir das 18h30 min, apresentará o espetáculo “Á Luz de Velas”, no laboratório de Artes da Universidade Estadual do Piauí, Campus Poeta Torquato Neto. A entrada para o evento está no valor de R$2,99.

A peça “Á Luz de Velas” foi elaborada pela roteirista Valéria Lima e pelo diretor Chiquinho Pereira e tem inspiração nas obras “Palha de Arroz” do piauiense Fontes Ibiapina e “O Abajur Lilás” do paulista Plínio Marcos.

O roteiro de “À Luz de Velas” tem o cenário Teresina na década de 1940 e apresenta a realidade vivida por prostitutas que, oprimidas por seu cafetão, não sabem o valor de suas vidas. As personagens principais são duas cozinheiras do bordel  que passam dia comentando sobre a vida das pessoas da vizinhança e à noite também trabalham no bordel.

Segundo Valéria Lima, roteirista, a peça reflete uma série de questões sociais, como a pobreza da época, submissão das pessoas para ter o que comer, opressão e violência contra a mulher, além de misteriosos incêndios que aconteciam no centro da cidade e o descaso político diante da realidade daquelas pessoas.

“É uma comédia reflexiva, inspirada em obra memorialista de um piauiense e de um paulista, juntando anos 40 e 70. Uma comédia pra rir e, sobretudo, pensar. A peça retrata questões ainda presentes nos dias de hoje”, pontua.

Para o diretor do grupo de teatro da UESPI, Moisés Chaves, a sexta cultural busca trazer discussões de assuntos relevantes ao desenvolvimento cultural e social da instituição. “A expectativa é sempre que a comunidade acadêmica acolha nossos projetos e reflita acerca dos assuntos tratados”, destaca.

 

Comente através do Facebook