Amamentação

Agosto Dourado alerta sobre o aleitamento materno

Diversas ações vão ocorrer em todo Estado até o dia 31 de agosto.

Publicada em 31 de julho de 2018 - 16:57

Imprimir
Agosto Dourado alerta sobre o aleitamento materno

Última atualização: 31 , julho 2018 - 16:57

O Agosto Dourado, mês dedicado à saúde da criança e ao aleitamento materno, promove nesta quarta-feira, (01/08), a partir das 8h30, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde, o Dia D. Diversas ações vão ocorrer em todo Estado até o dia 31 de agosto.

O evento, que tem como tema “Amamentação: A base da vida” é mais uma oportunidade de conscientização da importância da amamentação e seus benefícios, tanto à mãe como ao bebê.

“Nenhuma fórmula láctea se compara aos benefícios da amamentação que, além de reduzir custos, diminui o número de internações, medicações, melhora a cognição e estimula o desempenho intelectual da criança”, destaca Consolação Nascimento, presidente do Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

Na atividade, que inicia amanhã, 1º, as gestantes do Centro Administrativo serão sensibilizadas quanto aos exercícios preparatórios para o parto, além de entrega de material educativo para as doadoras de leite humano. Uma paródia sobre amamentação será apresentada pelos alunos do terceiro ano do curso técnico em Nutrição e Dietética do CEEPS Monsenhor José Luís Barbosa Cortez (PREMEN SUL).

Na Maternidade Dona Evangelina Rosa será realizada uma roda de conversas com mães no alojamento Canguru. No Hospital Dr. Antônio Pedreira Martins, no bairro Buenos Aires, acontecerá uma missa em ação de graça as mães e para finalizar as atividades do dia, uma palestra com o tema “Conhecendo o processo de amamentação”, em Parnaíba.

Posto de coleta de leite humano

O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, recentemente abriu o Posto de Coleta de Leite Humano. Numa estrutura ampla, a unidade dará suporte aos bebês internados na UTI Neonatal. De acordo com Consolação, os profissionais passarão por capacitação de cursos exigidos pela RDC 171.

“Os profissionais irão participar de treinamento prático a ser realizado no Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa. A equipe já está fazendo campanha para arrecadarem os frascos. A equipe do hospital de Floriano está muito empenhada”, completa.

 

PROGRAMAÇÃO:

01/08/2018 – Abertura da Semana Mundial da Amamentação/Agosto Dourado com gestantes do Centro Administrativo com exercícios preparatórios para o parto. Local: Pátio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí Horário: 8h30 Mediadoras: Maria da Consolação Nascimento – Técnica da Atenção à Saúde da Criança e Adolescente; Naiana Leal – Fisioterapeuta da SOS Amamentação.

01 à 31/08/2018  Entrega do material educativo para doadoras externas.

01/08/ 2018 – Roda de conversa com mães no alojamento Canguru: “Amamentação: Abase da vida” Local: Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER.

01/08/ 2018 – Missa em ação de graça com mães Local: Hospital Dr. Antônio Pedreira Martins – Buenos Aires Horário: 8h.

 01/08/ 2018 – Secretaria Municipal de Saúde – Parnaíba, Palestra tema: “Conhecendo o processo de amamentação” Horário: 9h.

03/08/2018 – Simpósio de aleitamento materno Local: Auditório da Prefeitura de Parnaíba. Horário: 9h.

03/08/2018 – Roda de conversa com gestantes da Sala de Apoio à Amamentação. Local: Sala de Apoio à Amamentação Guadalajara Indústria de Roupas Horário: 9h, Mediadora: Vilma de Brito Lima Pena – nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e Hospital Universitário/UFPI.

 02 e 03/08/2018 – Roda de conversa com gestantes e mães da UTIN: “Amamentação: A base da vida” Local: Maternidade Evangelina Rosa – MDER Horário: 8h.

01/08/2018 – Abertura do Agosto Dourado na Maternidade Dr..Jõao Bandeira Monte – Piripiri;  Panfletagem e distribuição do “Laço dourado”.

02/08/2018 – Dia de Beleza com o tema ”Mãe que amamenta também se cuida” Horário: 07h às 11h.

06, 07 e 08/08/2018 – Oficina de manejo da amamentação com profissionais Local: Maternidade Evangelina Rosa – MDER Horário: Manhã e Tarde.

06/08/2018 – Abertura do Agosto Dourado da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com palestra sobre o tema: Amamentação: a base da Vida! Local: Unidades Básicas de Saúde do Poty Velho Horário: 9h.

08/08/2018 – Roda de conversa com mães doadoras e parturientes Local: Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER Horário: 9h, Mediadora: Vanessa Moura Paz – Nutricionista Supervisora do Banco de Leite Humano.

10/08/2018 – Roda de conversa com gestantes e lactantes do Hospital. Local: Hospital Dr. Luiz Milton de Arêa Leão – Satélite Horário: 9h, Mediadora: Luciana Ribeiro Pereira – Nutricionista.

15/08/2018 – Roda de conversa com as mães do Hospital/Maternidade. Local: Hospital/Maternidade Olavo Mendes de Carvalho Promorar Horário: 9h, Mediadora: Patrícia Costa – Nutricionista.

17/08/2018 – Roda de conversa com os servidores do Hospital/Maternidade. Local: Hospital/Maternidade Wall Ferraz Horário: 9h, Mediadoras: Lavínia Andrade, Débora Sobral – Nutricionista e Yasmina Fernanda – Nutricionista.

17/08/2018 – Roda de conversa com os servidores do Hospital/Maternidade. Local: Hospital/Maternidade Wall Ferraz Horário: 9h, Mediadoras: Lavínia Andrade, Débora Sobral – Nutricionista e Yasmina Fernanda – Nutricionista.

27/08/2018 – Roda das mães: Amamentação – Abase da Vida! Local: CEASA Horário: 8h, Mediadoras: Vanessa Paz – Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa – MDER e Laureni França – Sala de apoio à amamentação – UFPI.

31/08/2018 – Roda de conversa e depoimento de mães atendidas no consultório de aleitamento materno sobre dificuldades na amamentação e estratégias de superação. Local: Hospital Dr. Antônio Pedreira Martins – Buenos Aires Horário: 9h, Mediadoras: Ruth Maria Pádua – Nutricionista e Izabel Caroline Sousa – Enfermeira.

Comente através do Facebook